Monday, July 20, 2009

Comunicação através de outdoors

Os cartazes não vencem eleições e, devido ao aparecimento de novas formas de comunicação mais dinâmicas e interactivas, o seu impacto no resultado eleitoral têm tendência a reduzir. Contudo, a verdade é que os cartazes ainda são um elemento importante de uma estratégia de comunicação política. É verdade que ninguém ganha eleições apenas pelos seus cartazes, mas certamente perde se não tiver cartazes.

Sendo os tradicionais outdoors ainda uma forma de comunicação importante, quem os elabora e quem os utiliza deve procurar maximizar o seu ROI (return on investment) – aqui o retorno reflecte-se em impacto e aceitação por parte dos eleitores.

Designers, marketers e responsáveis políticos devem saber valorizar um outdoor. A criação de um elemento de comunicação eficaz deve ter em atenção o design e a mensagem política no contexto do panorama político. Ou seja, o sucesso da comunicação depende desde logo da adequação da mensagem (gráfica e semiológica).

Ao longo de várias análises vou tentar identificar casos de sucesso e de fracasso e pontos fortes e fracos dos outdoors utilizados nas diversas campanhas para as autárquicas 2009 no distrito do Porto.

2 comments:

  1. Pedro, sinceramente, acho que atingimos uma saturação tão grande a esse nivel, que o Outdoor perdeu o seu valor. Após uma olhadela, e com o dump que aí anda de frases repetitivas e caras ou bustos de braços cruzados, o outdoor politico veio apenas demonstrar que... são todos iguais! Achei curioso o teu post, e como tenho andado por fora tenho reparado que mesmo nao conhecendo os candidatos de outras cidades, todos são muito iguais! Viva o Ferreira Torres, para mim nisto, ganha do Porto a Penedono. Para mim a solução passa exactamente como dizes por uma mensagem politica, e incisiva para os problemas reais de cada região... só assim, mesmo quem não liga nada a politica, poderá saber por que linhas se rege cada um deles!

    Espero que estejas admirado de ter comentado... Não é usual
    Cumps, Luis Chaveco ;)

    ReplyDelete
  2. Amigo, obrigado pelo comentário!
    Como disse, também acho que a tendência é para que os outdoors percam cada vez mais importância. Mas eles também se podem renovar e actualizar !!! No Reino Unido começam a ser utilizados outdoors eletrónicos onde podes mudar todos os dias a mensagem!

    Mas a verdade é que os outdoors têm que estar presentes e, como tal, os reponsáveis devem saber valoriza-los ao máximo! Como em tudo, uns conseguem melhor que outros....

    ReplyDelete