Wednesday, July 22, 2009

Avaliação dos cartazes da campanha para a CM Porto










Coligação “O Porto em Primeiro” (PSD/PP)

Significado:
Positivo
No Porto, os cartazes utilizados pela candidatura de Rui Rio (PSD / PP) são um excelente exemplo do impacto que um outdoor pode ter. O cartaz toca na ferida na candidatura adversária e, desde a sua colocação, todos os portuenses, várias vezes por dia, lembram-se que a candidata Elisa Ferreira realiza uma dupla candidatura (o seu ponto fraco do ponto de vista eleitoral). Sem referir a candidata adversária, o cartaz de Rui Rio arrasou Elisa Ferreira.

Composição:
Positivo
As cores sóbrias mas elegantes condizem com a imagem de Rio e a escolha da grava foi muito feliz – dá um brilho discreto e inconsciente à imagem do candidato.

Negativo
A mensagem condiciona o design: “COM OS DOIS PÉS NO PORTO” obrigou a uma figura de corpo inteiro do candidato, situação pouco usual e que não favorece o cartaz.

As cores e o brilho dos logótipos dos partidos morrem no fundo cinza. O designer deveria ter mais atenção e utilizar alguma técnica para aumentar o contraste entre o fundo e os símbolos do partido (um fino contorno branco, por exemplo). Não se percebe porque o “P” de “PSD” está num tom laranja diferentes das restantes letras “SD” .

Avaliação coligação “O Porto em Primeiro” (PSD/PP) (1 a 5)
Significado: 5
Composição: 3,5



Partido Socialista

Significado:
Positivo
A candidatura de Elisa Ferreira começou cedo e bem a sua campanha. Os outdoors são muito felizes e tentam transparecer a candidata como uma mulher do Porto, integrada na cidade e com o município no coração. A mensagem “Porto para todos.” foi bem escolhida e potencia a essas ideias, assim como a composição.

Negativo
A candidatura do PS para a CM Porto é uma campanha CarbonoZero, amiga do ambiente, que assume a responsabilidade pela quantificação e respectiva compensação das emissões directas e indirectas de gases com efeito de estufa durante a campanha. Contudo, este marketing ambiental não tem sido explorado e a mensagem tem passado completamente ao lado. É no entanto uma ideia interessante e com tendência a ser mais valorizado durante a próxima década.

Elisa Ferreira foi traída pelas suas opções e, por muito boa que seja a sua campanha, nunca irá conseguir ultrapassar o facto de ter efectuado uma candidatura dupla: ao parlamento europeu e à CM Porto. Ainda por cima, o adversário soube explorar bem esta fraqueza .

Composição:
Positivo
Baseada em fotografias, a composição está de acordo com a mensagem - em todos os cartazes vemos a candidata a dialogar com o povo e com pessoas de várias faixas etárias. O facto de existirem cartazes diferentes é uma mais-valia, uma vez que a mensagem torna-se mais abrangente e inclusiva.

As dimensões e o formato dos outdoors e das estruturas são inovadores e permitem uma colocação de proximidade (muito útil numa cidade como o Porto) e em vários locais exclusivos, onde não existe nenhum outro cartaz.

Avaliação Partido Socialista (1 a 5)
Composição: 5
Significado: 4,5

No comments:

Post a Comment