Friday, February 20, 2009

Quatro anos de governação socialista

O actual Governo derivou de uma maioria absoluta conquistada pelo PS nas últimas eleições legislativas. Ao fim de quatro anos este Governo teria tido condições para fazer importantes reformas em sectores chave da sociedade portuguesa. Não fosse a falta de qualidade da equipa governamental e a pobre visão da política do actual Primeiro-ministro, teria tido condições…

A verdade é que, fazendo uma retrospectiva, passando pelo sistema fiscal, pela educação e justiça este Governo não conseguiu promover reformas significativas. Na saúde foram dados alguns passos, foram estruturadas as redes de urgências e de maternidades, tendo sido encerradas algumas unidades que alegadamente não se justificavam o seu funcionarem. A verdade é que o processo terminou com a substituição do Ministro Correia de Campos, um sinal de fraqueza política que dificultou prosseguir com outras reformas.

Na área da Educação iniciou-se o processo de avaliação dos professores, processo que considero indispensável para melhorar o ensino pré-universitário. Contudo este processo, aos pés da forte contestação, foi caindo em simplificações, adiamentos e retrocessos.

A justiça portuguesa continua viscosa: lenta, estranha e descredibilizada. É sem dúvida um dos grandes problemas do nosso país, porque é um pilar fundamental do Estado democrático mas também porque condiciona todas as outras áreas (inibe o investimento estrangeiro, por exemplo).

Assim, passados quatro ano o Governo socialista não conseguiu aplicar as reformas. Aliás, diga-se que, numa altura em que está na moda dizer que não há diferença entre o PS e o PSD, uma das grandes diferenças entre os dois partidos é que o PSD tem um forte espírito reformista que o PS não tem.

Grande equipa...

No comments:

Post a Comment