
The shape of a global agreement to tame casino capitalism is emerging. The public demand for change must be sustained before and after London's G20 summit to ensure it becomes real, says Will Hutton.
Vital Moreira será o cabeça de lista do PS nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, Sócrates quer agradar à esquerda. Parece-me que Vital é um óptimo adversário para o PSD uma vez que o flanco centro / centro-direito do eleitorado fica completamente descoberto.O PSD precisa agora de encontrar um candidato forte capaz de vencer as eleições europeias, de modo a criar uma dinâmica de vitória que se possa prolongar pelas legislativas e pelas autárquicas. Muitos tendem a desvalorizar estas eleições mas elas, para além da relevância para o processo de construção europeia, são estrategicamente importantes para o PSD.
Contudo, o PSD tem um desafio pela frente: a abstenção. A abstenção nas eleições europeias tem sido alarmantemente alta e algum eleitorado mais conservador e distante da concepção de cidadania europeia, que tendencialmente vota PSD, tende a não dar grande importância às eleições para o parlamento europeu. É indispensável que o partido reconheça este facto e que o saiba combater.
Recentemente participei numa actividade da JSD Penafiel onde se efectuou um encontro com jovens em situação de desemprego. Um número razoável dos presentes nem sequer tinha concluído a escolaridade obrigatória. Empurrados para uma precoce inserção na vida profissional (na maioria dos casos nas industrias de confecções) estas pessoas estão agora sem emprego e sem habilitações que possam facilitar a sua reinserção no mercado de trabalho.